Hotel Salus / Hotel do Golf (Vidago-Portugal)

| 4 Imaxes

Este edifício foi em tempos o Hotel Salus, datando de uma década posterior ao Hotel Vidago Palace, sendo inaugurado em 1918. Em 1930 passou a denominar-se Hotel do Golf, altura em que fora renovada a sala de jantar e construída uma pérola adjacente. No início da sua actividade, o hotel dispunha de perto de 100 quartos luxuosamente mobilados, luz directa, água canalizada e luz eléctrica. E os tais balneários anteriormente mencionados eram uma casa de duches, cabines para banhos de imersão alcalinos, carbogasosos e para banhos de limpeza, tendo ainda um gabinete próprio para massagens manuais ou vibratórioas.

As traves com aspecto a carvão mostram-nos o que levou este edifício ao esquecimento. Um incêndio levou tudo (ou quase), deixando as marcas de devastação e destruição. Este incêndio deflagrou no dia 19 de Março de 1967, deixando-nos o que ainda permanece até hoje.Mas a alma da estância fazem com que ela se mantenha de pé, para que aqueles que ali passam a vislumbrem e se deixem levar em pensamentos e viagens no passado. O local permanece com a sua verdura envolvente, permanece ali a mostrar-nos que em tempo houve ali movimento e gente que usufruía dos bens que proporcionam as águas locais. E se as varandas que permanecem penduradas nos levam a imaginar uns quartos nos pisos superiores, então podemos dizer que este é o filho do actual Hotel Vidago Palace, pois foi criado como suporte, talvez reconhecido, como sendo o local de bem estar da zona transmontana.

Para aqueles que um dia tiverem a oportunidade de passar pelo Vidago Palace, ou simplesmente pelo Vidago, passem perto desta obra, que de certo levará mais de um pelas viagens da imaginação e ao deslumbramento daquilo que de bom se fazia no início do século passado.